Dúvidas

D Dados importantes

Dados importantes

populao pouso alegre

A população da cidade de Pouso Alegre (MG) chegou a 152.212 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 16,53% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2023, confirmando que a cidade é a segunda maior do sul do estado, atrás apenas de Poços de Caldas.

Além disso, a cidade de gente que realiza é que mais avançou no PIB entre todas as sul mineiras, alcançando R$ 10.720.093.38. Entre os municípios do sul de Minas, apenas Extrema ficou à frente, com R$ 13.651.225,14.
Segundo o informativo um dos pontos principais é a “localização geográfica privilegiada e receberam transbordamento econômico do eixo de desenvolvimento territorial Campinas-Guarulhos-São José dos Campos”. Pouso Alegre fica às margens da Rodovia Fernão Dias, o que aumenta a procura pelo investimento e turismo.

A cidade de Pouso Alegre possui um notável crescimento empresarial nos últimos anos. O levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico mostra que o total de novas empresas registrou um aumento consistente, atingindo 4.640 em 2023, um salto significativo em comparação com 2.217 em 2019.

Em 2023, a cidade somou cerca de R$ 1 bilhão em investimentos privados efetivados e anunciados e a expectativa é que cifras da mesma ordem sejam formalizados também neste exercício. A informação foi divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que informou que grande parte das inversões esperadas para 2024 deverá vir de fornecedores de indústrias que estão se instalando na região.
Pouso Alegre conta com um parque industrial bastante diversificado, com destaque para os setores alimentício, farmacêutico, de máquinas pesadas, automotivo e de distribuição.

imagem aeroporto sindipa

Aeroporto Municipal
Em outubro de 2023, foi entregue a obra de revitalização do Aeroporto Municipal de Pouso Alegre, que recebeu investimento de cerca de R$ 4 milhões. O prédio principal foi totalmente revitalizado, incluindo melhorias na área vip e a inclusão de uma área de embarque. As melhorias se estendem ainda à torre e também à pista, que ganhou balizamento e iluminação.

A ação tem dois objetivos principais: aumentar a regularidade de voos no aeroporto e atrair investimentos privados. A aposta no crescimento da demanda de passageiros nos próximos anos seria um potencial que poderia atrair investidores.

O aeroporto municipal de Pouso Alegre está em operação desde o final da década de 1950. Atualmente, ele é o principal terminal aéreo da região do Vale do Sapucaí, sendo referência para 50 localidades.

Terminal Rodoviário
A Prefeitura de Pouso Alegre estuda a ideia de conceder o terminal rodoviário da cidade para a iniciativa privada. Um edital de chamamento foi lançado para atrair empresas interessadas. O prédio atual funciona desde 1990.
Outro cenário proposto seria a construção de uma nova rodoviária, que funcionaria próximo às rodovias Fernão Dias e BR-459, que passam pelo município. Existe a possibilidade também de se criar um terminal de ônibus para facilitar o translado das pessoas que vão utilizar o terminal rodoviário. Tudo ainda está sendo estudado neste ano de 2024.

economia pouso alegre 2

Pouso Alegre é uma das principais cidades de Minas Gerais. Mais uma vez a potência foi reafirmada. A pesquisa realizada pela Fundação João Pinheiro aponta que a cidade está entre os 21 municípios que responderam por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, estimado em R$ 857,6 bilhões. Além disso, a cidade de gente que realiza é que mais avançou no PIB entre todas as sul mineiras.

Em relação aos últimos dados que tinham sido divulgados em 2020, destaque para Pouso Alegre, que apresentou crescimento de 31,4% no PIB em 2021. Segundo o informativo um dos pontos principais é a “localização geográfica privilegiada e receberam transbordamento econômico do eixo de desenvolvimento territorial Campinas-Guarulhos-São José dos Campos”.

imagem economia sindipa

Como me tornar associado

bot whatsapp

O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre, é uma associação que defende e coordena os interesses econômicos e profissionais
dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pouso Alegre e região.

Seja nosso parceiro, anunciante, colaborador, junte-se a nós pra fazermos a diferença | ✉ sindipousoalegre@gmail.com / ☎ (35) 99948-2278