O turismo nacional foi o responsável pela criação de cerca de um a cada dez empregos formais nos primeiros seis meses de 2024. Ao todo, 98.675 vagas com carteira assinada foram preenchidas no setor, aquecendo a economia do país. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego e compilados pelo Ministério do Turismo.
Atualmente, mais de 50 atividades econômicas estão ligadas ao turismo, sendo este responsável por quase 8% do PIB nacional. As áreas que mais empregaram no primeiro semestre fazem parte dos grupos de alojamento e alimentação, que envolve hotéis, bares e restaurantes (42.370) e o grupo de transporte rodoviário de passageiros (21.372).
O setor de Serviços, o qual o turismo está inserido, foi o que apresentou melhor desempenho quando observados os grupamentos do Caged. Foram 716.909 vagas preenchidas, representando 55,14% do total de 1.3 milhão postos de trabalho formais ocupados desde o início do ano.
A região que liderou com folga o número de novos empregos com carteira assinada, dentro do setor de Serviços, foi o Sudeste (359.563). Especificamente em Pouso Alegre/MG, o setor de Serviços ficou em primeiro lugar na geração de empregos no primeiro semestre, com a criação de 835 vagas (8.137 admissões, contra 7.302 demissões). Em segundo aparece a Indústria (saldo de 768 vagas criadas), seguida pela Construção (225 vagas criadas).
Para o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pouso Alegre (Sindipa), o momento é de crescimento no turismo, principalmente pela alta procura por hotéis na cidade. Um exemplo disso foi o HackTown, que mesmo acontecendo em Santa Rita do Sapucaí, fez a rede hoteleira chegar aos 100% de ocupação em Pouso Alegre. O mês de julho, com férias escolares, também teve seu melhor desempenho dos últimos anos, principalmente pós pandemia.
“Os números mostram que Pouso Alegre está acompanhando o crescimento nacional. O SINDIPA está focado em transformar o turismo em um setor central para a economia de nosso município, e os números estão confirmando que estamos no caminho certo. As iniciativas para chamar mais visitantes para a cidade, que possui diversos pontos e atrações turísticas, têm sido essenciais para impulsionar esses resultados. Estamos confiantes de que o segundo semestre trará ainda mais boas notícias ao setor”, disse o presidente do SINDIPA, Rolando Brandão.
Instituído em janeiro de 2020, o Novo Caged gera estatísticas do emprego formal por meio de informações captadas dos sistemas eSocial, Caged e Empregador Web. A metodologia utilizada para o cálculo do Caged considera apenas os trabalhadores com carteira assinada e não inclui os informais.
Foto: Magson Gomes
Texto: Ministério do Turismo e SINDIPA
Como ser um associado
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao SINDIPA, devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278.