O 7º Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas foi um grande sucesso e recebeu um público flutuante de mais de 10 mil pessoas em 30h de programação, que foi dividida em três dias de evento. Somente na caminhada do Outubro Rosa Rarha, o público participante foi de 1,5 mil pessoas, que fizeram uma linda festa para conscientização ao câncer de mama.
Com entrada gratuita e diversos pratos para degustação, o festival foi o local ideal para conhecer mais sobre a gastronomia da região da Mantiqueira, no Sul de Minas. A Cozinha Show não ficou parada; chefs renomados apresentaram técnicas de preparo e de servir pratos típicos da região. Ao final, a culinária era servida aos presentes, sem custo.
O festival foi organizado pelo SINDIPA (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre/MG), Espaço Brasil e Trium Brasil. Para o presidente do SINDIPA e vice-presidente da Abrasel Regional Sul, Rolando Brandão, com atividades específicas e em horários diferenciados, muitas pessoas passassem pela Avenida Prefeito Tuany Toledo, a Via Gastronômica de Pouso Alegre/MG, entre 25 e 27 de outubro de 2024.
“Foi um festival bem organizado, seguro e com muita música boa. Na nossa Cozinha Show, o público pôde conhecer o preparo de pratos especiais, típicos da região da Mantiqueira, que é rica em gastronomia. Tivemos venda de artesanatos da região, área kids para que as crianças se divertissem, uma vasta diversidade de comida e bebida, além de produtos que são feitos na região e os pouso-alegrenses puderam conhecer. O SINDIPA vai continuar promovendo esses eventos gastronômicos, que ajudam e apresentam os empresários locais”, citou o presidente.
A Cozinha Show contou com apresentações de pratos como: carne e linguiça na lata; arroz com suã mineiro; polenta com ragu de linguiça; cachaça Dona Diva; Cafés Especiais; fettuccine de couve com ragu de linguiça caipira; ravióli de espinafre com queijo minas ao sugo; quiche de Marolo; e mais. Além de chopp’s, o festival contou com vinhos e gins para deliciar os participantes.
Além disso, produtos importantes da região também estavam no festival, como a Paçoca Paiol do Campo, de Borda da Mata; o doce de leite Serra da Carapuça, de Estiva; e as frutas desidratadas Serras Marianos, de Turvolândia; dentre outros.
“Buscamos trazer à Pouso Alegre todo o nosso entorno e pequenas cidades, com objetivo de incentivar e elevar a nossa gastronomia em um patamar maior do que já está. E este é um segmento de grande importância para nossa cidade, pois impacta direta e positivamente na economia. Mais de meio milhão de reais foram movimentados na economia do município, o que mostra que esses eventos são de grande importância para nossos empresários locais” , enfatizou Rolando Brandão.
Houve ainda um campeonato de xadrez, com premiação em dinheiro e troféus, organizado pela Associação Mineira de Xadrez (AMX) e ESPAÇO BRASIL. O evento beneficiou entidades filantrópicas de Pouso Alegre, como as instituições Rotary Club, ONG Shine, Fundação Sarah Britos, que estiveram com cardápio especial em seus espaços. O SENAR e o SEBRAE também marcaram presença e apoiaram o evento, com atividades e exposições voltadas à gastronomia.
O presidente do SINDIPA ainda confirmou a 8ª Edição do Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas vai acontecer. "Já estamos estudando o próximo festival, que será ainda mais especial e histórico. Aguardem para novidades em breve e sigam nossas redes sociais", disse o presidente, Rolando Brandão.
Siga @sindicatopa @festivaispousoalegre
Como ser um associado
Os empresários do ramo dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pouso Alegre que quiserem se associar ao Sindicato devem buscar informações pelo telefone (35) 9 9948-2278. Conheça nossos benefícios para sua empresa!